Publicações

Artigos em periódicos

SILVEIRA, Rene J. T. Abstrata, difícil, inútil: o preconceito contra a filosofia e o antídoto gramsciano.  Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 55, p. 99-130, jan./jun. 2014. ISSN 0102-6801

SILVEIRA, R. J. T. Education policy and national security in Brazil in the post-1964 context. Paedagogica Historica. V. 49, N. 2, p. 253-272. Disponível em: http://www.tandfonline.com/toc/cpdh20/current - ISSN: 0030-9230

SILVEIRA, R. J. T. Ensino de Filosofia e cidadania: uma abordagem a partir de Gramsci. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. INEP. Ministério da Educação, v.94, n. 236, p. 53-77. ISSN: 2176-6681Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/issue/view/168/showToc

SILVEIRA, R. J. T. A história da filosofia no ensino de filosofia: considerações a partir de Gramsci. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. V. 17, P. 89-105. ISSN: 679-8775. Disponível em: http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/6469/5231

SILVEIRA, R. J. T. Ensino de Filosofia de uma perspectiva histórico-problematizadora. Revista Educação em Revista. Marilia: UNESP, v.12, p. 139-154. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/issue/....

SILVEIRA, R. J. T. Matthew Lipman’s Philosophy for Children Program: a liberal conception of education. Childhood & Philosophy. , v.7, n. 13, p.121-139. Disponível em: http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/childhood/article/view/865

SILVEIRA, R. J. T. Dossiê: Ensino de Filosofia e Cidadania - Apresentação. Pro-Posições. v. 21, p.15-30.

(2009) SILVEIRA, R. J. T. Ética como tema transversal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. INEP. Ministério da Educação, v.90, n. 226, p. 695-709. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/issue/view/106/showToc

SILVEIRA, R. J. T. A responsabilidade social do pedagogo (Conferência). Quaestio. Revista de Estudos em Educação. Sorocaba, Universidade de Sorocaba - UNISO,  v.7, p.129 – 134. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/index.php/quaestio/issue/view/3

SILVEIRA, R. J. T. Carta de Antonio Gramsci às coordenadoras e aos coordenadores do CEBI. Religião & Cultura. Departamento de Teologia e Ciências da Religião - PUC-SP. São Paulo, v. 3, p.167-176.

SILVEIRA, R. J. T. A capacitação do professor no programa de filosofia para crianças de Matthew Lipman: o professor como trabalhador alienado. Quaestio. Revista de Estudos em Educação. Sorocaba, Universidade de Sorocaba - UNISO, v.3, p.55 - 64.

SILVEIRA, R. J. T. A filosofia vai a escola? Considerações sobre o programa de filosofia para crianças de Matthew Lipman. Nuances. Presidente Prudente, UNESP, v.5, p.51-55.

SILVEIRA, R. J. T. O professor e a transformação da realidade. Nuances. Presidente Prudente, UNESP, v. I, n. 1, setembro de 1995.

SILVEIRA, R. J. T. O afastamento e o retorno da filosofia ao segundo grau no período pós-64. Pro-Posições. Faculdade de Educação – UNICAMP. V. 5, n. 3[15], p. 77-91.

RODRIGO, Lidia Maria. (2012). Universidade e pesquisa: caminhos conexos. Revista de Educação PUC-Campinas. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Programa de Pós-graduação em Educação. Campinas, SP, V. 17, n.2 jul/dez., pp. 263-268. ISSN1519-3993.

______. (2011). O professor como protagonista do ensino de filosofia no nível médio. Revista Direcional Educador. São Paulo: Grupo Direcional (ISSN 1982-2898) Ano 7, nº 77, junho, p. 10-13.

______. (2009). O memorial acadêmico: uma reconstrução póstuma do passado. Filosofia e Educação: Revista Digital do PAIDEIA. ISSN 1984-9605. Home page (URL) http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/rdp, p. 168 A 170.

______. (2007). A questão da cientificidade das ciências humanas; Pro-Posições - Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação- UNICAMP; vol 18, n.1(52), pp. 71-79, jan./abr, p. 71 a 77.

______. (2006). Platão contra as pretensões educativas da poesia homérica; Educação & Sociedade, vol. 27, n. 95 pp. 523-539, Campinas, maio/ago, p. 523 a 539.

______. (2001). Considerações históricas sobre a dimensão ético-política da educação. In: Quaestio: Revista de estudos da educação. ISSN 1518-2886. V. 3, nº 1 (maio). Sorocaba, SP: UNISO, p. 45 a 54.

______. (1994). Entre a sabedoria silenciosa e a fala sem fim. In: Revista Educação e Filosofia. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, v. 8, nº 16, jul/dez, 207 a 227.

______. (1993). A atual conjuntura educacional brasileira". In: Revista Impulso. Universidade Metodista de Piracicaba: Editora UNIMEP, v. 6, nº 12, p. 49 a 58.

______. (1992). "O enigma da ruptura em Hannah Arendt. In: Revista História & Perspectivas. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, nº 6, p. 89 a 100.

______. (1991). Sobre a concepção hegeliana do mal na 'Filosofia do Direito'. (co-autoria com André Duarte). In: Revista Educação e Filosofia. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, vol. 5 e 6, nº 11 e 12, p. 7 a 16.

______. (1987). Da ausência à presença da filosofia: o desafio da iniciação à reflexão filosófica. In: Revista Educação e Filosofia. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, vol I, nº 2, p. 19 a 23.

______. (1977). Sobre a situação da Filosofia no ensino secundário. In: Revista Reflexão. Instituto de Filosofia da Puccamp, Campinas, v. II, nº 7, set., p. 465 a 470.

 

Livros

SILVEIRA, R. J. T., Goto, R. (orgs.). A filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos. São Paulo: Loyola, 112 p.

SILVEIRA, R. J. T., Goto, R. (orgs.). Filosofia na Escola: diferentes abordagens. São Paulo : Edições Loyola, v.1. p.123.

SILVEIRA, R. J. T., Goto, R. (orgs.). Filosofia no Ensino Médio: Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 118 p.

SILVEIRA, R. J. T. Matthew Lipman e a filosofia para crianças: três polêmicas. Campinas: Editora Autores Associados, 124 p.

SILVEIRA, R. J. T. A filosofia vai a escola? Contribuição para a crítica do programa de filosofia para crianças de Matthew Lipman. Campinas: Autores Associados, 238p.

RODRIGO, Lidia Maria. (2014). Platão e o debate educativo na Grécia clássica. Campinas: SP: Autores Associados, 144 p. ISBN 978-85-62019-13-5.

______. (2014).  Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, (ISBN – 978-85-7496-220-7), 294 p., tiragem 62.900 exemplares. 2ª reimpressão de livro publicado em 2009.

______. (2013).  Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, (ISBN – 978-85-7496-220-7), 288 p., tiragem 9.900 exemplares. 1ª reimpressão de livro publicado em 2009.

______. (2009). Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 279 p., tiragem 2.000 exemplares. (ISBN 978-85-7496-220-7)

______. (2002) Maquiavel: educação e cidadania. 1ª e 2ª edição. Petrópolis: Vozes. (ISBN 85.326.2664-5)

______. (1988). O nacionalismo no pensamento filosófico: aventuras e desventuras da filosofia no Brasil. Petrópolis: Vozes.

 

Capítulos de livros

(SILVEIRA, R. J. T. Filosofia e segurança nacional: o afastamento da filosofia do currículo do Ensino Médio no contexto do Regime Civil-Militar Pós-1964 In: SILVEIRA, R. J. T., Goto, R. (orgs.). A filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos. São Paulo: Loyola, p. 53-78.

SILVEIRA, R. J. T. Filosofia para crianças? Elementos para uma crítica do Programa de Filosofia para crianças de Matthew Lipman In: LOMBARDI, J. C. (org.). Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e tema transversais. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, p. 109-128.

SILVEIRA, R. J. T. A Filosofia para crianças de Matthew Lipman: abordagem problematizadora In: SILVEIRA, R. J. T., Goto, R. (orgs.). Filosofia na Escola: diferentes abordagens. São Paulo: Edições Loyola, p. 57-83.

SILVEIRA, R. J. T. Teses sobre o ensino de filosofia no nível médio In: SILVEIRA, R. J. T., Goto, R. (orgs.). Filosofia no Ensino Médio: Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, p. 77-118.

SILVEIRA, R. J. T. Filosofia para crianças? Elementos para uma crítica do Programa de Filosofia para crianças de Matthew Lipman In: LOMBARDI, J. C. (org.). Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e tema transversais. 2ª ed. Campinas: Autores Associados, v.1, p. 107-128.

(2002) SILVEIRA, R. J. T. A capacitação do professor no programa de filosofia para crianças de M. Lipman: abordagem crítica In: Ensino de Filosofia - perspectivas.1 ed.Belo Horizonte : Autentica, v.un., p. 151-170.

(2001) SILVEIRA, R. J. T. Um sentido para ensinar filosofia no nível médio In: GALLO, S.; KOHAN, W. (orgs.). Filosofia no ensino médio. 3ª Ed. Petrópolis: Vozes, v. VI, p. 129-148.

RODRIGO, Lidia Maria. (2009). O filósofo e o professor de filosofia: práticas em comparação. In: Tentin, René e Goto, Roberto (orgs). A filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos. São Paulo: Edições Loyola, p. 79 a 93. (ISBN 9788515036738)

______. (2008). Ética e política em Maquiavel. In: Silveira, J. R. T. e Goto, R. (orgs) Filosofia na escola: diferentes abordagens. São Paulo: Edições Loyola, p. 41 a 56.

______. (2007). Uma alternativa para o ensino de filosofia no nível médio. In: Silveira, J. R. T. e Goto, R. (orgs) Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Edições Loyola, p. 37 a 51.

______. (2004 ). Aprender filosofia ou aprender a filosofar: a propósito da tese kantiana. In: Gallo, Silvio; Danelon, Márcio; Cornelli, Gabrielli (orgs.) Ensino de Filosofia: teoria e prática. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, p. 91 a 99.

______. (2003). Educação e cidadania. In: Evangelista, F. e Gomes, Paulo de T. (org.) Educação para o pensar. Campinas: Alínea, p. 95 a 102.

 

Materiais didáticos

SILVEIRA, R. J. T.; CHRISTOV, L. Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia - Ensino Médio, 3ª. série, volume 1, 2010 - Caderno do Aluno.

SILVEIRA, R. J. T.; CHRISTOV, L. Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia - Ensino Médio, 3ª. série, volume 2, 2010 - Caderno do Aluno. 2010.

SILVEIRA, R. J. T.; SILVEIRA, R. J. T.; CHRISTOV, L. Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia - Ensino Médio, 3ª. série, volume 3, 2010 - Caderno do Aluno. 2010.

SILVEIRA, R. J. T.; SILVEIRA, R. J. T.; CHRISTOV, L. Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia - Ensino Médio, 3ª. série, volume 1, 2009 - Caderno do Aluno.

SILVEIRA, R. J. T.; SILVEIRA, R. J. T.; CHRISTOV, L. Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia - Ensino Médio, 3ª. série, volume 2, 2009 - Caderno do Professor.

SILVEIRA, R. J. T.; SILVEIRA, R. J. T.; CHRISTOV, L. Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia - Ensino Médio, 3ª. série, volume 3, 2009 - Caderno do Aluno.

SILVEIRA, R. J. T.; SILVEIRA, R. J. T.; CHRISTOV, L. Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia - Ensino Médio, 3ª. série, volume 1, 2009 - Caderno do Professor.

SILVEIRA, R. J. T.; SILVEIRA, R. J. T.; CHRISTOV, L. Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia - Ensino Médio, 3ª. série, volume 2, 2009- Caderno do Professor.

SILVEIRA, R. J. T.; SILVEIRA, R. J. T.; CHRISTOV, L. Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia - Ensino Médio, 3ª. série, volume 3, 2009 - Caderno do Professor.