Lidia Maria Rodrigo

Artigos em periódicos

RODRIGO, Lidia Maria. (2012). Universidade e pesquisa: caminhos conexos. Revista de Educação PUC-Campinas. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Programa de Pós-graduação em Educação. Campinas, SP, V. 17, n.2 jul/dez., pp. 263-268. ISSN1519-3993.

______. (2011). O professor como protagonista do ensino de filosofia no nível médio. Revista Direcional Educador. São Paulo: Grupo Direcional (ISSN 1982-2898) Ano 7, nº 77, junho, p. 10-13.

______. (2009). O memorial acadêmico: uma reconstrução póstuma do passado. Filosofia e Educação: Revista Digital do PAIDEIA. ISSN 1984-9605. Home page (URL) http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/rdp, p. 168 A 170.

______. (2007). A questão da cientificidade das ciências humanas; Pro-Posições - Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação- UNICAMP; vol 18, n.1(52), pp. 71-79, jan./abr, p. 71 a 77.

______. (2006). Platão contra as pretensões educativas da poesia homérica; Educação & Sociedade, vol. 27, n. 95 pp. 523-539, Campinas, maio/ago, p. 523 a 539.

______. (2001). Considerações históricas sobre a dimensão ético-política da educação. In: Quaestio: Revista de estudos da educação. ISSN 1518-2886. V. 3, nº 1 (maio). Sorocaba, SP: UNISO, p. 45 a 54.

______. (1994). Entre a sabedoria silenciosa e a fala sem fim. In: Revista Educação e Filosofia. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, v. 8, nº 16, jul/dez, 207 a 227.

______. (1993). A atual conjuntura educacional brasileira". In: Revista Impulso. Universidade Metodista de Piracicaba: Editora UNIMEP, v. 6, nº 12, p. 49 a 58.

______. (1992). "O enigma da ruptura em Hannah Arendt. In: Revista História & Perspectivas. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, nº 6, p. 89 a 100.

______. (1991). Sobre a concepção hegeliana do mal na 'Filosofia do Direito'. (co-autoria com André Duarte). In: Revista Educação e Filosofia. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, vol. 5 e 6, nº 11 e 12, p. 7 a 16.

______. (1987). Da ausência à presença da filosofia: o desafio da iniciação à reflexão filosófica. In: Revista Educação e Filosofia. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, vol I, nº 2, p. 19 a 23.

______. (1977). Sobre a situação da Filosofia no ensino secundário. In: Revista Reflexão. Instituto de Filosofia da Puccamp, Campinas, v. II, nº 7, set., p. 465 a 470.

 

Livros

RODRIGO, Lidia Maria. (2014). Platão e o debate educativo na Grécia clássica. Campinas: SP: Autores Associados, 144 p. ISBN 978-85-62019-13-5.

______. (2014).  Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, (ISBN – 978-85-7496-220-7), 294 p., tiragem 62.900 exemplares. 2ª reimpressão de livro publicado em 2009.

______. (2013).  Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, (ISBN – 978-85-7496-220-7), 288 p., tiragem 9.900 exemplares. 1ª reimpressão de livro publicado em 2009.

______. (2009). Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 279 p., tiragem 2.000 exemplares. (ISBN 978-85-7496-220-7)

______. (2002) Maquiavel: educação e cidadania. 1ª e 2ª edição. Petrópolis: Vozes. (ISBN 85.326.2664-5)

______. (1988). O nacionalismo no pensamento filosófico: aventuras e desventuras da filosofia no Brasil. Petrópolis: Vozes.

 

Capítulos de livros

RODRIGO, Lidia Maria. (2009). O filósofo e o professor de filosofia: práticas em comparação. In: Tentin, René e Goto, Roberto (orgs). A filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos. São Paulo: Edições Loyola, p. 79 a 93. (ISBN 9788515036738)

______. (2008). Ética e política em Maquiavel. In: Silveira, J. R. T. e Goto, R. (orgs) Filosofia na escola: diferentes abordagens. São Paulo: Edições Loyola, p. 41 a 56.

______. (2007). Uma alternativa para o ensino de filosofia no nível médio. In: Silveira, J. R. T. e Goto, R. (orgs) Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Edições Loyola, p. 37 a 51.

______. (2004 ). Aprender filosofia ou aprender a filosofar: a propósito da tese kantiana. In: Gallo, Silvio; Danelon, Márcio; Cornelli, Gabrielli (orgs.) Ensino de Filosofia: teoria e prática. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, p. 91 a 99.

______. (2003). Educação e cidadania. In: Evangelista, F. e Gomes, Paulo de T. (org.) Educação para o pensar. Campinas: Alínea, p. 95 a 102.